quarta-feira, agosto 30, 2006

No Sub Reino dos Metazoários

Tá difícil passar um dia sem escarafunchar alguma pérola no Brazilian Nuggets. O craque do dia é Marconi Notaro, que gravou em 1973, em Recife, a obra-prima 'No Sub Reino dos Metazoários'. Pode parecer exagero, mas me senti ouvindo uma ancestral do Chico Science da Era Mesozóica (aliás, pra quem quiser saber o que é Metazoário...)

Conforme define bem o Senhor F, "...Ultra-psicodélico em alguns momentos, o disco abre com o samba 'Desmantelado' (composto por Notaro em 1968, nos áureos tempos do Teatro Popular do Nordeste), com o regional formado por Notaro, Robertinho de Recife, Zé Ramalho e Lula, entre outros. A segunda faixa, 'Ah Vida Ávida', com 'Notaro jogando água na cacimba de Itamaracá', mais Lula na 'cítara popular' e Zé Ramalho na viola indicam o que vem a seguir, um misto de alucinada psicodelia com pinceladas da mais singela música popular, como o frevinho 'Fidelidade' (... 'permaneço fiel às minhas origens, filho de Deus, sobrinho de Satã' ...)".

"Fidelidade" (aqui), por sinal, foi o tesouro que eu mais gostei, mas o álbum todo tem coisas bacanas. Os efeitos psicodélicos nos arranjos de viola dão um toque "acitarado" (humilhei agora) no som como um todo. Vale a pena baixar a bolacha. Muitos blogs, como o Br Nuggets, dão acesso. Como este zip disponível no Vinil Velho.
(arnoldo)

P.S. Já que Jota Peene havia citado o Mombojó logo abaixo e a cena recifense continuou em pauta, fica a dica pra ouvir a faixa Novo Prazer, do novo disco dos moleques, o "Homem Espuma". Nesta era em que os comedores de pastilhas caminham livremente sobre a terra, o tema pode virar até hino de uma geração.

Nenhum comentário: