quinta-feira, outubro 12, 2006

As Borboletas São Livres



De coração, acho que nunca ouvi algo tão bizarro quanto As Borboletas São Livres, atribuída a Gracindo Jr. & The Pop's. Uma pesquisa preguiçosa no Google não revelou absolutamente nada a respeito dessa curiosa dobradinha entre o filho do ator Paulo Gracindo e a banda mais ou menos conhecida da época da Jovem Guarda. Em breve espero trazer mais detalhes desse encontro de titãs. A despeito da estranheza do tema, a música é de um lirismo bastante honesto. Não resisti e gravei essa versão (aqui) no já tradicional violão de "11" cordas. A gravação original se destaca pela guitarra malandra e a paradinha no meio da música, sustendata só pelo órgão. Coisa linda mesmo.

Segue a letra, caso alguém queira entender um catzo do que o autor quis dizer :-))

AS BORBOLETAS SÃO LIVRES
Gracindo Jr. & The Pop’s


Eu quero o dia de ontem com você perto de mim
Nosso amor para ser puro tem que ser assim
Eu sei.....
as borboletas são livres e nós também
as borboletas são livres e nós também

Eu quero seu perfume sempre junto a mim
Nosso amor guardo em segredo, quem sabe vai ser ruim
Eu sei.....
as borboletas são livres, livre é o amor
as borboletas são livres e nós também

E eu preciso entender.....a solidão
Todo horror de uma noite, noite em meu coração
Mas o sol há de vir, este sol tão amigo
Outra noite vai seguir sem ter você comigo
Eu sei.....
que as borboletas são livres e nós também
as borboletas são livres livre é o amor
as borboletas são livres livre é o amor
as borboletas são livres livre é o amor

Um comentário:

Unknown disse...

Assisti a uma peça de teatro cujos protagonistas eram Sandra Bréa e Gracindo Jr. Foi nos idos de 70. Era sobre um cego e uma mulher liberada e em certa altura do espetáculo, em que ela iria deixá-lo ele canta essa música lindamente. Não me esqueço do trecho: " Borboletas são livres e nós também"... Era época de poucas liberdades, censura,
de mudanças como revolução sexual, pílula, emancipação da mulher... Esse refrão traduzia muita coisa e tinha força!
Acredito que ele, Paulo Gracindo, tenha feito a música para a peça. Fico te devendo o nome dela.

PS: Não sou Helena, sou a mãe dela. Mas não sei como mudar aqui o nome então vai ele mesmo...