segunda-feira, novembro 20, 2006

Sou Negro

Hoje é Dia da Conciência Negra. A "elite branca" paulistana - como bem define o governador "socialista" Cláudio Lembo -, que tudo fez para levar a Brasília aquilo que é de mais reacionário no estado, aproveitou as melhores estrada do país, com os mais caros pedágios, para refletir um pouco sobre questão do negro em suas casas de praia. Afinal, é feriado de muito sol e o verão já é quase realidade :-))

Um agradável passeio no Parque do Ibirapuera revela como as coisas pouco mudaram desde os tempos da Senzala. Há negros aqui e ali, assim como os grupos típicos de "gente humilde" passeando num dos raros espaços de lazer gratuitos da cidade. Mas a maioria deles está lá mesmo é para servir, vendendo coco, recolhendo latinhas para recilagem ou simplesmente faturando um troco como flanelinha.
A maioria que está ali mesmo é branca, com suas camisas Nike 10K, reluzentes fones brancos de iPods, ou qualquer outro item de consumo eliminador de personalidade própria. Eles podem ser todos iguais, mas todos pertencem à mesma classe, que não é exatamente aquela raça que celebra hoje seu dia. Os negros, senhores simples que vêm de longe até o Ibirapuera vestindo sapatos e camisas asseadas de domingo, estes estão "out". "Out" é não usar palavras em inglês no meio de uma conversação banal. É não poder colar um adesivo com as cores da Itália ou da Espanha na traseira do carro. "Out", afinal, é não ter carro.

Já que entramos em uma nova era de extremos, em que uma parte razoável da classe média já perdeu o pudor de dizer em público que não vota em pobre e nordestino, Os Tesouros vêm fazer sua homenagem e tomar partido nesse Dia da Consciência Negra, com uma singela contribuição musical. Trata-se de Sou Negro, gravada em 1971 pelo Toni Tornado. Antes de firmar uma sólida carreira na Pornochancha, "Don" tentou emplacar como cantor. Ele foi um dos pionieiros do Black Power brasileiro, no momento em que o movimento radicalizava nos EUA com os Panteras Negras. Ironicamente, o destino reservou ao Toni o triste papel de negro dócil de novela da Globo.
Para quem quiser saber um pouco mais sobre Black Music, gringa principalmente, clique no blog Groove70. Só coisa fina mesmo.
E viva o negro brasileiro, "don"!



Um comentário:

Marco Aurélio disse...

No Dia Nacional da Consciência Negra gostaria aproveitar para denunciar o tipo de barbaridades que a Petrobrás tem incentivado. Já ouviu falar no “filme”

Manual Para Atropelar Cachorros

O protagonista deste “filme” de noite, para “relaxar”, atropela cachorros. Como a Petrobrás tem a covardia de patrocinar uma barbaridades dessas !? Mandei um e-mail de repúdio para a Petrobrás. Se puder faça o mesmo. Obrigado

Marco Aurélio